HiperBit: Propagandas antigas da Nintendo e seus Jogos

Confira uma seleção de propagandas antigas da Nintendo...

Infográfico da história dos consoles da Nintendo

Infográfico das Casas Bahia mostra a história dos consoles da Nintendo. Confira...

Review: The Legend of Zelda - A Link to the Past

Marcadores: , 0 comentários

A Link to the Past - Capa

Fabricante: Nintendo

Gênero: RPG Action

Ano: 1991/1992

Eae? tudo na paz emos? espero que sim pois hoje é sábado dia de review aqui no Snes Paradise, e o jogo que lembraremos é nada mais nada menos que The Legend of Zelda - A Link to the Past, considerado por muitos um dos melhores jogos da história, é o terceiro jogo da série Zelda e o único lançado para o Super Nintendo.

A série The Legend of Zelda apareceu pela primeira vez no Nintendinho, os personagens que foram idealizados pelo mestre Shigeru Miyamoto, fizeram sucesso mais do que suficiente para ganhar uma versão 16 Bits no SNES. Sem dúvidas esse é um dos melhores títulos do Super Nintendo, entrando inclusive na nossa lista com os 20 Melhores Jogos do SNES.

Mas chega de enrolação e vamos ao que interessa, vamos começar pela história do game:

História
__________________________________________________________

Muito tempo atrás, num belo e poderoso mundo de Hyrule, existia um país conhecido por Land of the Golden Power,

Triforce
a Terra dourada. Neste país, muitos bravos homens tentaram entrar... nenhum retornou! Em vista disto o bondoso Rei de Hyrule enviou sete sábios para selarem seu portão. O portão ficou lacrado por muito tempo, até que certo dia, o diabólico mágico Agahnim violou o portão e tomou a Terra Dourada. Tragicamente assassinou o rei e os descendentes dos sete sábios.

De repente, em uma bela noite de sono, Link (o foda) acorda ouvindo uma mulher clamando por socorro. Era a princesa Zelda trancado nos calabouços do castelo e esperando que você consiga salvá-la, e assim começa a história do game...

O jogo
__________________________________________________________

A série The Legend of Zelda se tornou oque é hoje graças a "A Link to the Past" que fez com que a série fosse vista pelo mundo dos games como algo revolucionário digamos assim, muitos jogos de hoje em dia copiaram várias coisas dele. Já foi dito acima que A Link to the Past é considerado um dos melhores jogos da história, mas, por quê?

Ele é considerado um dos melhores pelos seus gráficos, jogabilidade, história e o seu enredo ao todo. Umas das coisas que eu mais curto no jogo é sua jogabilidade, diferente da maioria dos RPGs existentes por aí, A Link to the Past não usa o famoso sistema de combates por turnos, como Final Fantasy ou Chrono Trigger. O sistema de combates do game é livre, você só tem que apertar o botão de ataque no inimigo e pronto!


A Link to the Past - Mapa

Assim como a maioria dos RPGs possuem mundos gigantescos, A Link to the Past possui um grande mundo também, Link carrega um mapa onde o jogador deve estar sempre de olho, pois é um dos itens mais importante do jogo, indicando com um "X" os lugares onde o jogador deve ir.

Vale lembrar também que Ao contrário de Adventure of Link, que se passava anos depois do Zelda original, A Link to the Past se passa antes do jogo original, com ancestrais de Link e Zelda, e pela ordem cronológica "A Link to the Past" se passa depois de "Ocarina of Time".


Ganondorf - imagem ilustrativa
*Imagem Ilustrativa


Não irei falar dos itens do jogo, pois são muitos e também não irei me aprofundar muito pois prefiro deixar para quem ainda não jogou experimentar por conta própria, e quem já jogou sabe de tudo que estou falando.

O game possui diversos enigmas que tornam o jogo mais atrativo ainda, diversos itens ficam escondidos no mapa fazendo com que o jogador explore ao máximo Hyrule para tentar achar todos os itens.


Link Princesa Zelda


Apesar de ser um clássico dos games, A Link to the Past peca em alguns quesitos, como a dificuldade muito baixa de alguns chefes das dungeons, o jogador passa a dungeon que tem uma dificuldade moderada, chega no chefe esperando um desafio e ele acaba não valendo a dungeon. Enfim o jogo possui pequenos defeitos como este, porém, não são nada comparado a grandiosidade do game.

Hoje em dia existem roms do jogo traduzidas para o português, o'que torna tudo mais fácil, porém na época era preciso zerar na raça mesmo, e sem entender nada que os personagens falavam, éh... a vida dos old gamers não era fácil não, mas era muito boa.

Músicas e efeitos sonoros
__________________________________________________________

Sobre os efeitos sonoros não temos oque reclamar, exceto aquele maldito barulho que o jogo emite quando sua vida está prestes a acabar, mas fora isso os efeitos sonoros são bons, o'que vale mesmo falar são as músicas do game.

Apesar das músicas do jogo serem boas elas não possuem muita diversidade e se forem comparadas a outros títulos da série elas acabam sendo inferiores, as músicas das dungeons acabam sendo sempre a mesma e isso tira um pouco a imersão do jogador ao jogo. Mas é claro que algumas merecem destaque como a clássica música tema de Hyrule Field que você pode escutar abaixo enquanto termina de ler a matéria:


 
 
Gráficos
__________________________________________________________

A Link to the Past - Gameplay

A Link to the Past - Gameplay

The Legend of Zelda - A Link to the Past tem gráficos lindos para a época, com cores vivas e chamativas, ambientes bem desenhados e personagens detalhados, enfim, a Big N caprichou nos gráficos.

Conclusão
__________________________________________________________

Apesar da review não ficar detalhada e não mencionar tudo
Avaliação do game
que o jogo tem a oferecer, eu acredito que já seja o suficiente para os privilegiados que jogaram este game na época relembrarem um pouco e também para os que nunca jogaram despertar a vontade de conhecer esta lenda do Super Nintendo que prende o jogador com seu excelente enredo, The Legend of Zelda - A Link to the Past é um jogo incrível que fez muito sucesso nos anos 90 e ajudou a tornar a série Zelda tudo que ela é hoje.




 A Link to the Past - Download PT-BR

Review: Tartarugas Ninjas IV - Turtles In Time

Marcadores: , 1 comentários

 
Fabricante: Konami
Gênero: Ação/Aventura
Ano: 1992

Fala galera, tudo sussa? espero que sim pois hoje é sábado e temos review no blog, um review muito especial por sinal, pois hoje falaremos de um dos melhores jogos do Super Nintendo e dos anos 90, como todos viram no título e na capa, falaremos de Tartarugas Ninjas IV - Turtles In Time \o/

Primeiramente gostaria de informar que a partir de agora nas capas das review's usarei imagens feitas por mim e não mais capas originais dos cartuchos como nas postagens anteriores, bom, dado o aviso vamos enfrente que atrás vem gente '-'

Você conhece as tartarugas ninjas? é claro que
conhece, todo mundo conhece as tartarugas ninjas, seja dos desenhos, dos filmes, dos brinquedos ou dos jogos de algum lugar você conhece elas, isso porque as tartarugas ninjas fizeram um tremendo sucesso entre o final da década de 80 e a década de 90 e se tornaram ícones da cultura Pop que fazem sucesso até hoje.

As tartarugas ninjas ganharam vários jogos ao longo destes anos, porém apenas 2 se destacam pela suas qualidades e um deles é o Tartarugas Ninjas IV - Turtles In Time que é considerado por muitos como o segundo melhor jogo das tartarugas mutantes.

História
__________________________________________________________


A história do jogo é bem simples, as tartarugas assistiam TV junto com o mestre Splinter quando veem a notícia de que Krang (também conhecido aqui como Cérebro) apareceu com sua roupa de humanoide gigante e roubou a estátua da liberdade a mando de quem? dele é claro, o Destruidor, que logo após a reportagem aparece em todos os canais rindo para as tartarugas ninjas (bah... eu não deixava assim).

Após assistirem ao roubo da estátua, as 4 tartarugas mutantes partem em busca do destruidor e da estátua, Spoiler...

[...] porém as tartarugas ninjas acabam caindo em uma armadilha e são mandadas para o passado em diferentes eras onde precisam lutar para sobreviver e tentar voltar para o presente para então derrotar o Destruidor.

O Jogo
__________________________________________________________


Como dito acima a história é bem simples, até porque oque importa mesmo é sair pelas ruas espancando tudo os ninjas do Clã do pé, o jogo é Beat'em Up que flui muito bem graças a sua ótima jogabilidade, seus ótimos gráficos e seus bons efeitos sonoros, os inimigos não variam muito ao longo de suas 9 fases, sendo em sua maioria ninjas de variadas cores e com algumas armas diferentes, existem também golens de pedra, dinossauros, robôs entre outros inimigos.

O jogo em si é bastante fácil, no começo pode ser um pouquinho mais complicado para quem não está familiarizado com a jogabilidade dele, mas em poucos minutos o jogador já domina bem seus personagens e o jogo se torna bastante fácil. Uma das coisas mais originais do TMNT - Turtles In Time é o golpe onde as tartarugas jogam o inimigo na tela, vale ressaltar que isso era extremamente divertido e bastante útil pois além de matar o inimigo na hora era a única forma de vencer o destruidor na primeira vez que as tartarugas encontram ele com mostra a imagem abaixo:


Existem 2 itens diferentes no jogo espalhados pelas fases, as pizzas que recuperam a vida do player e um outro item que eu particularmente não sei bem oque é, trata-se de uma caixa com um símbolo de uma bomba em cima que serve como um "especial" que quando o jogador pega ele sai girando e matando todos os inimigos da tela.

Outra coisa que vale citar é que o game possui um modo "versus" onde os jogadores podem se enfrentar, porém como só tem 4 personagens para lutar essa opção não é muito divertida.

Gráficos
__________________________________________________________


Particularmente acho os gráficos do jogo lindos para a época, bem desenhados, bastante coloridos e muito bem detalhados, vale citar que a cor dos personagens pode ser alterada nas opções, onde o jogador pode optar por jogar com as cores originais das HQs ou as cores do desenho. Os cenários das fases variam muito, desde cidades, até selvas com dinossauros, barcos piratas, cidades futurísticas, trens do velho oeste, esgotos entre outros todos muito bem detalhados, lembrando que sempre se deve tomar cuidado em determinados cenários pois muitos deles possuem armadilhas, então o jogador deve estar sempre atento aos cenários e aos sons do jogo. Sons esses que falaremos agora:

Músicas e efeitos sonoros
__________________________________________________________

Nas versões para Arkade o jogo possuía vozes na maioria dos personagens e chefes, porém muitas dessas dublagens foram retiradas nas versões do Super Nintendo e substituídas por legendas, é claro que muitos sons foram mantidos como a narração dos nomes das fases e o clássico "Cowabunga" que as tartarugas falam ao final de cada estágio, existem muitos outros efeitos sonoros no game, não citarei todos, lógico, mas posso dizer que os efeitos sonoros do game são muito bem feitos e trabalhados assim como as músicas do game que a Konami sempre capricha, assim como no Sunset Riders por exemplo onde as músicas combinam perfeitamente com cada cenário, enfim neste quesito a Konami não ficou devendo nada.

Personagens
__________________________________________________________

Nome: Leonardo
Armas: Katanas
Este é o personagem mais equilibrado de todos. Sua velocidade, defesa, ataque normal e ataque especial são de uma intensidade nem forte, nem fraca, mas eficiente. No ataque especial Leo gira em parafuso com as Katanas e transforma tudo em volta em picadinho.
Nome: Michelangelo
Armas: Nunchakus
As armas de Mich são as melhores para ataques normais, porém muito lentas. Mas o que falta em rapidez sobra em resistência: ele é o lutador com maior capacidade de defesa. Em seu ataque especial que tem boa intensidade, ele abre os braços e joga-se sobre o inimigo.
Nome: Donatello
Armas: Bo
Como o Bo de donatello é uma arma longa, ele pode atingir os inimigos antes que eles o alcance. Sua defesa não é lá muito boa, e a velocidade apenas média. mas o ataque especial de Don é uma paulada considerável: ele se apoia em seu Bo e dá uma voadora nos inimigos. 

Nome: Raphael
Armas: Sai's
Especialista no manejo do Sai, Raphael é o lutador mais veloz. Em compensação, sua ferocidade e capacidade de defesa são mais fracas. No ataque especial, que é o mais poderoso. Raphael dá um giro com o pé no estilo Kickboxer.


Conclusão
__________________________________________________________

Não é atoa que Turtles In Time é tido como um dos
melhores jogos do Super Nintendo e também de todos os jogos das Tartarugas Mutantes, possui lindos gráficos, ótima jogabilidade, efeitos sonoros e músicas muito bem trabalhadas. É um game extremamente divertido porém muito fácil, poderiam ter elevado um pouco a dificuldade do game, mas enfim é um jogo que precisa ser jogado por todos os amantes dos games clássicos.




Personagens: Samus Aran

Marcadores: 0 comentários


Nome: Samus
Sobrenome: Aran
Idade: ?
Altura: 1 Metro e 90 centímetros (Sem a Power Suit)
Primeiro Jogo: Metroid (1986)

Quem aí é fã da Nintendo e nunca ouviu falar em Samus Aran? acredito que ninguém não é ? isto porque Samus Aran junto com Link, Mario e Donkey Kong compõem o grupo de personagens mais conhecidos da Nintendo, por esse motivo e também a pedido de um parceiro nosso do blog resolvi falar sobre ela a grande musa da Big N.

Curiosidades
________________________________________________________________________
Primeiramente vamos começar falando sobre alguns fatos curiosos sobre ela, Samus Aran foi criada por Hiroji Kiyotake e apareceu pela primeira vez no jogo Metroid lançado para NES em 1986 e surpreendeu a todos seus jogadores ao revelar no final do game que o personagem que eles controlavam era na verdade uma mulher, mas porque isso foi uma grande surpresa? simples, em momento algum o personagem aparecia sem sua armadura escondendo assim sua sexualidade, claro que isso não significava que o personagem era propriamente masculino, porém o manual do game se referia a ela como "ele", sendo assim todos que jogavam Metroid na época acreditavam estar jogando com um personagem masculino., isto é claro até zerarem o game, pois ao zerarem aparecia o personagem sem a armadura revelando ser na verdade uma mulher.  Embora ela use a Power Suit na maioria dos jogos, virou uma tradição mostra-lá em roupas mais revelantes no final de cada jogo, geralmente como recompensa por satisfazer certas condições, como completar o jogo rapidamente ou com uma alta porcentagem de itens coletados.

Algumas pessoas acreditam também que Samus Aran possui uma coluna "diferente" para justificar o Morph Ball (habilidade em que a armadura vira uma bola), mas na verdade Samus Aran fica sentada enquanto a armadura se transforma em uma bola.

Na primeira versão do game Samus possuía cabelos verdes e não loiros, somente a partir de Super Metroid lançado para o SNES ela passou a ter cabelos loiros.

Samus teve sua origem contada numa HQ publicada pela revista Nintendo Power e também um manga que conta a história de Metroid, Clique Aqui para Ler

Apesar de não ser nada comprovado, muitas pessoas dizem que a série Metroid foi baseada no filme Alien de Ridley Scott e inclusive Samus Aran seria baseada na personagem Ellen Ripley - protagonista do filme.



Outro fato curioso sobre a personagem é seu nome que acreditem ou não foi baseado no fome real do "rei do futebol", ele mesmo da foto aí de cima, Pelé, quem imaginaria não eh? em entrevista à revista japonesa Nintendo Dream os desenvolvedores do game revelaram algumas origens dos nomes de alguns personagens da série Metroid e uma delas é Samus Aran, O desenvolvedor revela que o nome de Samus é baseado no real nome do famoso jogador de futebol do Brasil que ficou conhecido mundialmente – o Pelé. Hiroji Kiyotake afirma que o nome da personagem foi inspirado no nome do jogador brasileiro Edison Arantes do Nascimento, que de acordo com a pronúncia deles era ‘Samus Arantes’ , é o que acabou inspirando a Samus Aran.

História
________________________________________________________________________
Agora vamos falar um pouco sobre a história da personagem na ordem cronológica da série:
"Após ter seus pais mortos pelos Space Pirates comandados por Ridley, Samus Aran é
resgatada pelo povo Chozo (homens-pássaro) e recebe o treinamento de uma guerreira. Quando ganha sua Power Suit, Samus se torna uma caçadora de recompensas. Ela é mandada ao planeta Zebes (em Metroid para NES), para destruir a base dos piratas espaciais e interromper a clonagem de Metroids (uma arma biológica). Depois disso, a caçadora parte para a saga Prime (Metroid Prime para GC, Prime Hunters para DS, Prime 2: Echoes para GC e Prime 3: Corruption para Wii, nessa ordem), onde o inimigo é a substância radioativa: Phazon. Samus é mandada ao planeta SR388, lar dos Metroids, para erradicar todos eles (Metroid II: Return of Samus para GB). A caçadora leva o último espécime consigo, um bebê Metroid. No entanto, Ridley rouba a criatura e leva a Zebes. Samus volta a Zebes para dar um fim na base pirata que foi re-construída (Super Metroid para SNES). Imediatamente depois, Samus recebe um sinal de uma base espacial, onde se mete em mais uma aventura junto ao seu ex-chefe: Adam Malkovich (Metroid: Other M para Wii). Alguns anos depois, a caçadora é infectada pelo parasita X quando revisita o planeta SR388, que acaba infectando também toda uma base espacial de pesquisa, tornando o lugar altamente hostil. Samus parte rumo à base para dar um fim na infestação de parasitas (Metroid Fusion para GBA). Bem, é aqui que termina a história, até agora!"

 
Power Suit
__________________________________________________________


Uma Chozo Power Suit é uma armadura cibernética desenhada pelos Chozo. Dois modelos específicos são conhecidos: o primeiro é a suit entregue a Samus Aran em sua adolescência (14 anos) pelos Chozos que a criaram. Esta suit foi destruída devido a um ataque dos Space Pirates durante Metroid: Zero Mission, entretanto, foi logo substituída pela Fully Powered Suit, apresentando várias diferenças físicas(como, por exemplo, o fato de a parte correspondente aos ombros ser extremamente larga). O segundo é um modelo, presume-se, ancestral, devido às inscrições nas Chozo Ruins, e sua compatibilidade com upgrades ancestrais feitas pelos Chozos, como o Space Jump (salto espacial), Plasma Beam (raio de plasma) e a Gravity Suit. A segunda suit é a que os jogadores estão mais habituados, já que Samus aparece utilizando esta em todos os jogos, exceto no Original Metroid para NES.

Entendendo a Power Suit: Talvez alguns conheçam a Power Suit de Samus como a
armadura inicial vista em Metroid (NES), Super Metroid (SNES) ou após perder os power-ups em Metroid Prime (GC). No entanto, a Power Suit está presente em todos os jogos. Sempre que Samus obtém uma nova armadura, ela é, na verdade, um upgrade da Power Suit original. Isso graças à magnífica tecnologia dos Chozo feita para Samus Aran ao fim do seu treinamento. A armadura é compatível com diversas armas, mesmo as que não foram feitas pelos Chozo, como a Dark e Light Suit construída pelos Luminoth. Além disso, a Power Suit é feita de material orgânico, o que explica ter sido corrompida por Phazon em Metroid Prime. A armadura pura já garante um bom poder de fogo, resistência e sobrevivência em vários planetas, mas é sua capacidade de se adequar aos novos arsenais que a torna um dos melhores trajes de batalha do universo.

Jogos
________________________________________________________________________

- Metroid (1986  NES)
- Metroid II: Return of Samus ( 1991  Game Boy)
- Super Metroid (1994  SNES)
- Super Smash Bros. (1999  N64)
- Super Smash Bros. Melee (2001  GameCube)
- Metroid Prime (2002 – GameCube)
- Metroid Fusion (2002  Game Boy Advance) (Metroid Prime e Metroid Fusion foram - - - lançados no mesmo dia)
- Metroid: Zero Mission (2004 – Game Boy Advance)
- Metroid Prime 2: Echoes (2004 – GameCube)
- Metroid Prime Pinball (2005  Nintendo DS)
- Metroid Prime: Hunters (2006 – Nintendo DS)
- Metroid Prime 3: Corruption (2007  Wii)
- Super Smash Bros. Brawl (2008 – Wii)
- Metroid Prime: Trilogy (2009 – Wii)
- Metroid: Other M (2010 – Wii)
- Super Smash Bros. Wii U/3DS (2014 - Wii U e Nintendo 3DS)

Samus Aran já participou e protagonizou mais de 16 jogos da Nintendo desde que apareceu pela primeira vez no jogo Metroid em 1986, é uma das personagens mais conhecidas no mundos dos games e uma das primeira a protagonizar um jogo, se Lara Croft faz tanto sucesso hoje deve agradecer a Samus Aran, a musa da Nintendo!

 
Snes Paradise © 2012 | Designed by Meingames and Bubble shooter