Personagens: Mario

Marcadores:


Nome: Mario
Sobrenome: ?
Idade: ?
Altura: ?
Primeiro jogo: Donkey Kong 1981

Fala aí, você conhece o Mario? aquele... encanador que vive salvando a princesa Peach, é claro que conhece, todo mundo conhece ele, e é por isso que estou abrindo o quadro "Personagens" falando dele, o personagem mais famoso do mundo dos games e o símbolo da Nintendo até os dias de hoje.

História
_________________________________________________________
















Para contar a história de Mario precisamos voltar no tempo para falar da Nintendo, mais precisamente por volta de 1970 quando a Nintendo já não era mais produtora de cartas e sim uma grande empresa de jogos eletrônicos que pretendia expandir seu mercado, a Nintendo se viu em uma oportunidade única, os maiores fabricantes e desenvolvedores de games da época passavam por uma dura crise e o mercado americano onde a Big N sempre foi fraca estava vulnerável. Vendo esta oportunidade única a Nintendo decide investir pesado no mercado americano O plano inicial da Nintendo para invadir o mercado Americano era desenvolver um jogo que tivesse como personagem principal algum personagem conhecido na América. No caso o personagem escolhido foi o comedor de espinhafre Popeye e o desenvolvedor responsável foi Shigeru Miyamoto. Até ai tudo ia bem, só que logo após concluir o game, a empresa perdeu os direitos de imagem sobre o marinheiro.

Miyamoto no entanto não desistiu e resolveu criar um novo projeto, usando as idéias de Popeye ele criou um novo jogo onde o personagem chamado Jumpman tinha que salvar sua amada de um macaco louco. E assim surgia Donkey Kong o primeiro jogo onde o famoso Mario apareceu. 

Ficou confuso? não entendeu nada? pois é... calma que eu explico, vamos lá: A história do Mario que todos conhecem hoje é esta: "Mario é um encanador que está sempre tentando salvar a princesa do terrível Bowser e seu exército de Koopa". Pois bem, está é a história que todos conhecemos hoje, porém nem sempre foi assim. Mario apareceu pela primeira vez em 1981 no jogo Donkey Kong, (citado acima), porém Mário não era encanador e também não se chamava Mario e sim Jumpman, estão entendendo agora? antes de ser encanador, Mario era carpinteiro e se chamava Jumpman e diferente de hoje, sua amada não era a princesa Peach e sim Pauline que havia sido sequestrada pelo gorila insano chamado Donkey Kong, isso mesmo aquele outro grande personagem da Nintendo, porém não vamos falar dele e sim do Jumpman ou melhor Mario.
Tá mas se antigamente o bigodudo se chamava Jumpman porque mudaram o nome dele? bem, vejam a imagem abaixo:


Notaram a semelhança? o homem à esquerda na foto acima se chama Mario Segali, ele era dono de um depósito que a Nintendo alugava nos Estados Unidos, percebendo a semelhança de Segali com Jumpman os produtores decidiram mudar o nome do personagem para Mario e assim o bigodudo é conhecido até hoje.
Depois da mudança de nome o personagem retornou no jogo Donkey Kong Jr. agora com
nome de Mario, o carpinteiro não era mais o herói do jogo mas sim o VILÃO vejam só Mario já foi malvado, no jogo o filho de Donkey Kong deve escalar cipós para chegar até o topo onde Mario mantém seu pai preso em uma gaiola.

Mudança de profissão: Como dito acima Mario originalmente era carpinteiro, mas depois dos canos nos quais ele entrava literalmente, no famosíssimo jogo Mario Bros, passou a ser considerado encanador. Após o tremendo sucesso no Mario Bros, o personagem foi sendo trabalhado ainda mais. Criaram Luigi, seu irmão, além disso, montaram uma história mais bem elaborada, com objetivos e vilões bem definidos, além de incrementar os poderes e os amigos de Mario.

Aparência
__________________________________________________________


Desde 1981 até os dias de hoje, os gráficos do personagem logicamente evoluíram muito mas algumas coisas nunca mudaram como seu bigode e sua roupa que aliás possuem um propósito bem maior do que dar estilo ao personagem. Na época em que Mario foi criado as limitações gráficas eram gigantescas portanto forçaram Miyamoto a desenhar Mario com esta aparência de bigodudo e narigudo com chapéu e macacão, mas oque isso tem a ver com as limitações gráficas? vejam bem na época não tinha bits o suficiente para detalhar o personagem, não era possível fazer um cabelo descente, por isso, o chapéu, não era possível detalhar o rosto, por isso o Narigão e o bigode,  Outra coisa interessante é que para dar mais movimento aos jogos do mario, e evidenciar que os braços do personagem se moviam, eles foram feitos de cor diferente do corpo, que ganhou um suspensório azul. E assim Mario ganhou esta aparência que todos conhecem.

Jogos que participou
__________________________________________________________
O encanador já protagonizou e participou de mais de 200 jogos até hoje portanto não colocarei todos aqui para não estender muito a postagem, vou falar apenas dos mais importantes:
- Donkey Kong ( 1981 – Arcade e Nintendo )
- Super Mario Bros. ( 1985 – Nintendo )
- Super Mario Bros. 2 ( 1986 – Nintendo )
- Super Mario Bros. 3 ( 1988 – Nintendo )
- Super Mario World ( 1991 – Super Nintendo )
- Super Mario Kart ( 1992 - Super Nintendo)
- Mario Paint (1992 - Super Nintendo)
- Super Mario 64  ( 1997 – Nintendo 64 )
- New Super Mario Bros. ( 2006 – Nintendo DS e Nintendo Wii )
- Super Mario Galaxy ( 2007 – Nintendo Wii )
- Super Mario Galaxy 2 ( 2010 – Nintendo Wii )

Este é Mario, o personagem mais famoso do mundo dos games, possui uma longa carreira em mais de 200 jogos, símbolo da Nintendo um dos peonagens mais conhecidos da cultura pop foi criado em 1981 por Shigeru Miyamoto e se mantém vivo até hoje.

5 comentários:

  1. show de bola irmao ... da hora so asim pra min ler mesmo kkk

    ResponderExcluir
  2. curiosidade: o nome do mario é Mario Mario e o nome do luigui é Luigui Mario, por isso se chamão irmão mario, loko né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, eu já tinha lido sobre isso, porém essa história foi desmentida por Miyamoto, isso foi criado para o filme Super Mario Bros onde eles falavam que o nome do Luigi era Luigi Mario, mas é tudo invenção para o filme, Miyamoto disse: ""Baseado no filme, é assim que seus sobrenomes foram definidos. Mas, assim como Mickey Mouse não tem necessariamente um sobrenome, Mario não precisa de um sobrenome. Mario é, na verdade, apenas Mario, e Luigi é apenas Luigi."

      Excluir
  3. purisso tudo eu amo o mario e os outros perssonagens...

    ResponderExcluir

-Críticas são aceitas, desde que não ofenda nem discrimine o autor da postagem.
-Todo comentário obsceno, ilegal e ofensivo serão apagados
-Spam não serão tolerados.

 
Snes Paradise © 2012 | Designed by Meingames and Bubble shooter