Chrono Trigger

Marcadores: ,



Fabricante: Square

Gênero: RPG

Ano: 1995

Fala galera, beleza? antes de iniciar o review gostaria de informar o por que de o blog ter ficado 2 semanas sem nenhuma postagem, acontece que deu pau no pc queimou o HD e fudeu com tudo, resumindo fiquei sem pc por duas semanas por que o concerto atrasou, agora que já estou com o pc concertado vamos ao que interessa:

Em 11 de março de 1995 a Square lançava no Japão um dos jogos mais aclamados e conhecidos pelos amantes do Super Nintendo, Chrono Trigger chegava para ficar na história com seu incrível gameplay e uma história envolvente não demorou muito para ele conquistar o mercado.

Chrono Trigger é considerado por muitos o melhor jogo do Super Nintendo, inclusive ele aparece em primeiro no nosso Top 20 dos melhores jogos do SNES, confira a lista aqui!




Chrono Trigger foi criado pela "Equipe dos sonhos" esse foi o apelido dado à grandiosa equipe que criou o jogo que contava com os seguintes mestres dos games: 

Hironobu Sakaguchi (produtor da série Final Fantasy), Yūji Horii (diretor das séries de jogos Dragon Quest), Akira Toriyama (famoso criador do mangá Dragon Ball), o produtor da Square Kazuhiko Aoki e Nobuo Uematsu (músico de Final Fantasy).


História
_________________________________________________________

Atenção: CONTÉM SPOILERS!
 
Em 1000 AD, Crono e Marle observam Lucca e seu pai em uma demonstração de seu teleportador em uma feira milenar. Quando Marle se candidata a testar o aparato, seu colar interfere com o teleportador e gera um portal do tempo que a puxa para dentro. Depois que Crono e Lucca conseguem gerar o portal novamente e chegam em 600 AD, encontram Marle, mas ela desaparece logo depois. Lucca percebe que o reinado deste período confundiu Marle com uma ancestral sua que havia sido sequestrada, e com isso desistiu de procurar por ela. Crono e Lucca, com o apoio de Frog, restauram a história ao salvarem a rainha sequestrada. Depois de voltar para o presente, Crono é preso sob a acusação de sequestrar a princesa e condenado à morte pelo chanceler de Guardia. Lucca e Marle ajudam Crono e fogem, usando outro portal para escapar dos guardas que os perseguem. O portal os deixa em 2300 AD, onde o trio descobre que uma avançada civilização havia sido destruída por uma gigantesca criatura conhecida como Lavos que apareceu em 1999. O trio decide encontrar uma forma de impedir a futura destruição do mundo. Após encontrar e consertar Robo, Crono e suas amigas conhecem Gaspar, um sábio que os ajuda a adquirir poderes mágicos e viajar pelo tempo através de pilares de luz.

O grupo aumenta com as inclusões de Ayla e Frog após uma visita à
era pré-histórica para consertar a espada de Frog. Eles voltam a 600 AD para enfrentar Magus, acreditando que ele era o responsável pela ascensão de Lavos. Após a batalha, um feitiço de invocação gera um portal do tempo que joga Crono e seus amigos no passado. Na pré-história, o grupo enfrenta uma raça reptiliana e presencia a origem de Lavos: ele é um ser alienígena que chegou no planeta há milhares de anos e começou a absorver DNA e energia de todos os seres vivos antes de atacar o planeta em 1999 para gerar uma cria. em 12000 BC, Crono e equipe descobrem que o reino de Zeal recentemente descobriu a existência de Lavos e pretende absorver sua energia para obter imortalidade. A líder de Zeal, a rainha Zeal, os bane do reino e bloqueia o portal utilizado para chegar nesta era. O grupo volta a 2300 AD para encontrar uma máquina do tempo, para poder viajar entre as eras sem depender dos portais. Assim, conseguem voltar a Zeal. Neste momento, Lavos desperta e o profeta de Zeal revela ser Magus, tentando matar a criatura. Crono também tenta enfrentar Lavos, mas é vaporizado por um poderoso raio. Em seguida, Lavos destrói Zeal.
 
Os amigos de Crono despertam em um vilarejo e encontram Magus, que revela ter sido o príncipe Janus de Zeal em tempos passados. Magus conta que o desastre de Zeal espalhou os Gurus de Zeal pelo tempo e o enviou para a Idade Média. Lá, Janus assume a identidade de Magus e reúne um culto de seguidores enquanto planeja invocar e matar Lavos para vingar a morte de sua irmã Schala. A chegada de Crono e sua equipe frustrou seus planos, e quando chegou a Zeal, se apresentou como profeta. O grupo busca a ajuda de Gaspar, que os presenteia com um aparato em forma de ovo que permite trocar Crono por um clone antes de sua morte. Crono e sua equipe então partem em diversas missões informadas por Gaspar. Por fim, os heróis invadem a fortaleza voadora onde Zeal se abriga e derrotam a maléfica rainha, destruindo Lavos e salvando o mundo em seguida.

Personagens:
_________________________________________________________

Crono é o protagonista do jogo. Mora com sua mãe no vilarejo Truce, governado pelo reino de Guardia, no ano de 1000 A.D. O encontro acidental que tem com Marle inicia sua aventura para salvar o mundo. Em 12.000 B.C., quando o grupo confronta-se com Lavos no Palácio Oceano (Ocean Palace) do reino de Zeal, Crono sacrifica-se para salvar seus amigos. Mais tarde, o grupo pode revivê-lo.

 
Marle: é a princesa de Guardia. Seu nome verdadeiro é Nadia, e ela vive em pé-de-guerra com seu pai, o rei, no ano de 1000 A.D. Entrou para o grupo para se "libertar" e conhecer o mundo.


Lucca: é uma genial inventora, habitante de Truce em 1000 A.D. e amiga de Crono. Valendo-se de sua inteligência e criatividade, como seu pai, Lucca é capaz de fazer invenções, como a Gate Key, que é usada para abrir os portais temporais espalhados pelo mundo.

Frog: é um cavaleiro do reino de Guardia em 600 A.D., cujo verdadeiro nome é Glenn. Ele era escudeiro de Cyrus, um "Cavaleiro da Távola Quadrada". Glenn foi transformado em um sapo antropomórfico por Magus.

Robo: é um robô criado para auxiliar humanos e secretamente estuda-los como uma espécie inferior em Proto Dome. Ele é encontrado desativado e danificado, e é consertado por Lucca. Após reativação, une-se à equipe, mas esquece de várias coisas importantes, como seu lugar de nascimento. Seu número de série é R-66Y.

Ayla: é a chefe da tribo Ioka em 65.000.000 B.C. Seu povo está em guerra constante com os Reptites, uma raça evoluída e inteligente de répteis misturados com humanos.




Magus: é um feiticeiro de Zeal e irmão de Schala que foi separado de sua família por Lavos e pela Rainha Zeal que é corrompida pelo mesmo. Ele busca encontrar Lavos e destruí-lo como vingança. Seu nome verdadeiro é Janus.


O Game
_________________________________________________________

Chrono Trigger é um jogo que misturou tudo que poderia haver de melhor nos jogos da época como: trilha sonora, história, gráficos, jogabilidade e replay.

Os gráficos são bem desenhados e chamativos, todos os personagens foram desenhado por  Akira Toriyama por isso eles tem tanta semelhança aos personagens de Dragon Ball. A jogabilidade é muito boa, durante as batalhas os personagens tem belos movimentos alternando entre magias e ataques combinados.

A trilha musical do game também é uma das principais características, cada momento tendo sua música marcante. Durante a batalha, uma envolvente e empolgante, até os momentos marcantes, tendo uma trilha sonora comovente. A trilha sonora original (Original Sound Version) foi lançada em 1995, contendo 3 CDs e 64 músicas no total. Foi um enorme sucesso de vendas na época, sendo re-lançado em 1999 em uma versão mais compacta (Original Soundtrack), contendo apenas 21 músicas em 1 CD, e posteriormente, com o lançamento da versão do Nintendo DS, lançado o Chrono Trigger Original Soundtrack DS Version, com 3 CDs e 74 músicas.

Outra forte característica no jogo são os mais de 10 finais diferentes, fazendo com que o jogador zere o game de novo e de novo sem enjoar.

 
 
Conclusão
_________________________________________________________
Sem dúvidas um dos melhores trabalhos da Square e um dos melhores jogos não só do SNES mas de toda a indústria dos games, Chrono Trigger ganhou destaque dos demais RPGs da época e com certeza um lugarzinho especial no coração dos  Nintendistas.
 
ROM em português!
 
 

5 comentários:

  1. Jogo muito bom, mas nunca consegui zerar todos os finais :(

    ResponderExcluir
  2. tem so um errinho ai o numero correto de finais sao 14 finais contando o game over e o que o crono e a marle saem voando no sino e o 13.5

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw pela correção parceiro, mas na verdade eu coloquei "mais de 10 finais diferentes" justamento por que eu não sabia quantos eram ao certo, vlw pela informação :)

      Excluir
  3. para min o chrono trigger é o melhor jogo do snes mais como assim 14 finais...

    ResponderExcluir

-Críticas são aceitas, desde que não ofenda nem discrimine o autor da postagem.
-Todo comentário obsceno, ilegal e ofensivo serão apagados
-Spam não serão tolerados.

 
Snes Paradise © 2012 | Designed by Meingames and Bubble shooter