Secret of Mana

Marcadores:



Fabricante: Squaresoft

Gênero: RPG

Ano: 1993

Secret of Mana é mais um dos grandes clássicos do Super Nintendo, também conhecido como Seiken Densetsu 2 (A Lenda da Espada Sagrada), foi lançado pela Square, (hoje conhecida como Square-Enix) no ano de 1993  época em que o gênero RPG não era tão popular, mas isto com o tempo mudou.

Secret of Mana como citado acima é o nome americano para "Seiken Densetsu 2", segundo jogo da série Seiken Densetsu (o primeiro foi lançado para Gameboy e lançado nos EUA com o nome Final Fantasy Adventure). Inicialmente para um projeto novo da Nintedo chamado "Snes Disc Drive", foi refeito para cartucho após o cancelamento do projeto da Nintendo, sofrendo um downgrade de 40% do conteúdo.

O jogo começa com um  trecho dizendo:

Usando o poder de Mana, uma civilização cresceu forte... Com o tempo, foi usada para criar a arma definitiva:A Mana Fortress.Isso provocou a ira dos deuses,eles mandaram suas feras para destruir a fortaleza...Uma luta violenta tremeu o mundo e Mana parece ter desaparecido.Antes que tudo fosse perdido, um herói destruiu a fortaleza...Apesar da civilização ter sido destruída.O mundo estava em paz de novo.Mas o tempo flui como um rio...E a história se repete...



Em Secret of Mana é possível controlar os 3 heróis do jogo que são: Randi, Purim e Popoie (o jogo não possui um padrão para os nomes, esses são os nomes que o manual do jogo se refere a eles).

Heróis:


Randi: é o protagonista e faz o papel do guerreiro. E como tal, é bom no combate corpo-a-corpo e mestre em diferentes tipos de armas, as quais são coletadas durante a aventura. Ele é um garoto que foi criado pelo ancião de Potos Village. Quando ele retira a espada Mana da pedra, ele é expulso da vila e adentra essa instigante aventura cheia de perigos e novas amizades.

Purim: é a curandeira do time. Ela faz um papel muito parecido com os “White Mages” da franquia Final Fantasy. Ela é capaz de curar os ferimentos e lançar mágicas defensivas. Ela é a filha de um nobre, servo pessoal do Rei de Pandora, e encontra Randi ao salva-lo de virar uma bela refeição de goblins.


Popoie: domina as “magias negras”, que são muito poderosas em ataque. Ele acaba sofrendo de amnésia e cai na Dwarf Village, que é onde Randi o encontra e o líder dos anões sugere que ele se junta ao grupo, para conseguir recuperar suas memórias.


O destaque do game:

Sem dúvidas o ponto forte do jogo é o multiplayer e o sistema de batalhas, vamos falar das batalhas primeiramente:

Diferente de outros RPGs clássicos da Square-Enix, como Final Fantasy e Chrono Trigger, o sistema de batalhas de Secret of Mana não é realizado por turnos, e sim em tempo real, mais ao estilo de The Legenda of Zelda. Esse seu sistema de batalhas foi o que o tornou tão memorável, pois além da dinâmica da ação, ainda é possível jogar de forma cooperativa.

O modo cooperativo do jogo é um dos grandes destaques, podendo-se jogar para mais de 2 pessoas  bastando para tanto 3 controles de Super Nintendo e um acessório chamado Super Multitap.

Caso não tenha mais ninguém para jogar junto, ou os equipamentos necessários, a inteligência artificial (IA) do jogo tomara conta dos outros dois companheiros, mesmo que nem sempre faça um ótimo trabalho, "empacando" em certas ocasiões. Mas é possível controlar individualmente qualquer um dos 3 heróis, então isso não será problema. Também é possível programar como a IA vai agir, se de forma mais ofensiva ou mais defensiva.

 
Prós: Jogabilidade, sistema de batalhas, modo cooperativo, gráficos bonitos e bem desenhados.

Contras: A "IA" (Inteligência artificial) em Secret of Mana é meio fraca e não são raros os momentos em que você vê os personagens controlados pela IA ficarem travados.

Considerações Finais: Com uma história não muito longa, nem muito complexa, Secret of Mana prendia e ainda prende os jogadores, por este motivo entre outros... o game é considerado um clássico até hoje.

Nota: 9,8

 
 
 
 
 

 
Snes Paradise © 2012 | Designed by Meingames and Bubble shooter